Nossas ações em campo

Exemplos de projetos

ASSOCIAÇÃO SOURIRES D’ENFANTS

2015 - Província de Khammouane, Laos

O objetivo deste projeto é fazer com que 300 crianças entre 3 e 6 anos conheçam novos legumes, estimulando uma alimentação diversificada e garantindo uma refeição equilibrada por dia. Ele é parte de um programa de auxílio a crianças carentes nas zonas rurais do sul do Laos.

VILLAGE PILOTE

2016 - Dakar, Senegal

A Village Pilote desenvolveu durante 20 anos um programa completo para reinserir crianças de rua. Com foco nos legumes locais, o projeto permite introduzir um programa de formação à profissão de agricultor e a prática de atividades culinárias. As atividades serão focadas na descoberta do sabor dos alimentos, a fim de enriquecer o vocabulário sensorial das crianças.

KA’FÊTE Ô MÔMES

2015 - Lyon, França

Este projeto visa mudar a forma como 120 crianças, entre 6 e 11 anos, se relacionam com os vegetais. A Ka’fête ô Mômes é uma iniciativa de pais voluntários que propõe inúmeras atividades em um café familiar, uma alternativa às refeições na escola e atividades extracurriculares. O seu novo desafio é conscientizar as crianças sobre a diversidade dos legumes, da horta ao prato, através de atividades que incluem a criação de um livro de receitas.

LA FERME DU BORD DU LAC

2015 - Montreal, Canadá

O projeto “Terre en mains” pretende oferecer a mais de 2.000 crianças entre 3 e 13 anos a oportunidade de conhecer o cultivo de legumes conforme os meios ecológicos, a diversidade e os benefícios dos legumes, além de aprender a prepará-los. Durante a visita na fazenda, poderão descobrir e participar de várias atividades agrícolas (plantação, colheita, compostagem, etc.), depois criar sua própria salada ao término das oficinas culinárias.

Conhecer a associação

COMITATO PER LA COSTITUZIONE DELLA FONDAZIONE ELIC (ESCOLA LIVRE DE PESQUISA CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS)

2015 - Trieste, Itália e Nice, França

O projeto busca mostrar a diversidade e a variedade da alimentação vegetal para 660 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Por meio de um jogo, mímicas e perguntas, são conscientizadas para uma alimentação completa e equilibrada e para a importância do consumo de leguminosas, frutas e verduras. O jogo também promove valores ecológicos para melhorar a relação entre homens, animais e meio ambiente.

LA RONDE DES LEGUMES

2008 - Projeto dirigido pela Fundação

Em parceria com voluntários do Secours Populaire francês, previamente formados por nutricionistas da Fundação, organizam a “La Ronde des légumes” oficinas ludo pedagógicas sobre a necessidade do consumo de legumes.

ART ET SAVEURS NATURES

2012 - Projeto dirigido pela Fundação

Este projeto da Fundação Louis Bonduelle, ajuda idosos a trazerem os legumes de volta à alimentação através de oficinas culinárias e uma oficina de “arte natural”, em parceria com as MARPAs (Casa de Acolhimento Rural para Idosos).

LÉGUMES 2000

2006 - Projeto dirigido pela Fundação

A operação “Légumes 2000” auxiliou na evolução do comportamento de estudantes em relação aos legumes, usando as ferramentas certas para esse público, e em um tom mais descontraído

ORTO IN CONDOTTA

2009 - Projeto dirigido pela Fundação

A neofobia alimentar, que é a relutância para comer novos alimento, é frequentemente acentuada nas crianças, especialmente em relação aos legumes. O objetivo é ajudá-las, a Orto in Condotta explica os princípios de uma alimentação equilibrada e a origem dos alimentos.

A última abertura de inscrições para projetos

A Fundação Louis Bonduelle abre inscrições para projetos anualmente.

Em 2016, a Fundação Louis Bonduelle visou aqueles que favoreciam a descoberta e a familiaridade de crianças e adolescentes para com os legumes. De 134 dossiês enviados, 20 se destacaram e receberam apoio financeiro por parte da Fundação. Participaram países como Estônia, Madagascar, Togo, Canadá, Itália e França.

Participe você também!

Mantenha-se informado sobre a abertura das inscrições para projetos assinando nossa newsletter ou consultando nossa página “Enviar seu projeto”. Não deixe de entrar em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida.